6874
Membros
203
Prog Ativos
59751
Prognósticos

Holanda no Mundial 2010


Holanda no Mundial 2010

Introdução

A selecção Holandesa é a actual 4ª classificada no Ranking Fifa.

A selecção holandesa criada em 1900 fez o seu primeiro jogo internacional apenas em 1905 vencendo a Bélgica por 3-0. Três anos mais tarde, em 1908, a Holanda filiou-se na FIFA. Foi nos anos 30 que esta selecção se deu a conhecer pela primeira vez ao mundo do futebol com as suas participações nos mundiais de 1930, 1934 e 1938 mas tratou-se apenas de uma aparição pois os holandeses tinham ainda uma selecção muito fraca e que voltaria a cair no anonimato durante mais alguns anos.

A década de 70 foi a época de ouro desta selecção, empolgada pela conquista das olimpíadas de 1968 e 1972 a Holanda fez os seus melhores mundiais de sempre alcançando 2 finais consecutivas, 1974 e 1978, perdidas respectivamente para a Alemanha e para a Argentina. Foi nesta altura e devido à qualidade de passe apresentada pelos seus jogadores que esta selecção ficou conhecida como laranja mecânica. Caracterizada também por ter sido uma das primeiras selecções europeias a convocar jogadores negros provenientes das colónias o que provocou alguns problemas de racismo, a selecção holandesa teve o seu ponto alto em 1988 com a conquista do Campeonato da Europa.

Holanda no Mundial 2010Acusada por muitos de praticar um futebol bonito mas de poucos resultados, a Holanda têm ainda assim mantido um grande nível de regularidade tendo nos últimos vinte anos estado presente em todas as grandes competições à excepção do Mundial de 2002.

A qualificação não se apresentava fácil, a Holanda estava inserida num grupo onde constavam ainda selecções como a Escócia e a Noruega mas a laranja mecânica foi irrepreensível: 8 vitórias noutros tantos jogos, 17 golos marcados e apenas 2 sofridos não deixando margem para dúvidas de que merece estar presente na África do Sul.

Este mundial é portanto aguardado com muita expectativa pelo povo holandês já que depois da excelente fase de qualificação os holandeses esperam finalmente converter o seu futebol bonito em resultados. As esperanças são legítimas já que a última selecção a fazer toda a fase de qualificação sem ceder qualquer ponto foi a Alemanha em 1982 tendo depois conseguido chegar à final desse mundial.


Lista de Convocados da Holanda

Guarda-redes: Maarten Stekelenburg (Ajax), Sander Boschker (Twente) e Michel Vorm (Utrecht).

Defesas: Khalid Boulahrouz (Estugarda/Ale), Edson Braafheid (Celtic/Esc), Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord), John Heitinga (Everton/Ing), Joris Mathijsen (Hamburgo/Ale), Gregory van der Wiel (Ajax) e Andre Ooijer (PSV Eindhoven);

Médios: Mark van Bommel (Bayern Munique/Ale), Nigel de Jong (Manchester City/Ing), Stijn Schaars (AZ Alkmaar), Wesley Sneijder (Inter Milão/Ita), Rafael van der Vaart (Real Madrid/Esp), Demy de Zeeuw (Ajax) e Ibrahim Afellay (PSV Eindhoven);

Avançados: Dirk Kuyt (Liverpool/Ing), Eljero Elia (Hamburgo/Ale), Ryan Babel (Liverpool/Ing), Klaas-Jan Huntelaar (AC Milan/Ita), Robin van Persie (Arsenal/Ing) e Arjen Robben (Bayern Munique/Ale).


Principais Atletas da Holanda

Arjen Robben – Será o jogador encarregue de transportar a equipa em rápidas transições pelos flancos. É o mágico da desta selecção e de quem muito se espera. Actualmente no Bayern Munique

Wesley Sneijder – A viver a época de verdadeira afirmação no Inter de Milão, Sneijder poderá aliar a boa forma que vem evidenciando à sua grande visão de jogo e tornar-se numa das figuras deste mundial.

Giovanni Van Bronckhorst – O capitão da laranja mecânica será o responsável por unir um grupo de grandes jogadores e fazer do mesmo uma grande selecção. Será o cérebro da equipa na organização de jogo.


Treinador da Holanda

Não tendo sido muito conhecido como jogador, Bert van Marwijk notibilizou-se como técnico no Feyenoord onde em 2002 conquistou a Taça Uefa. Tido como uma pessoa calma Marwijk é um treinador muito interventivo nos treinos e nos contactos que tem com os seus atletas aproveitando ao máximo o pouco tempo que os seleccionadores têm para estar com os seus seleccionados.

No comando técnico da Holanda desde 2008 após a péssima campanha da laranja mecânica no europeu desse ano, Marwij tem como adjuntos as antigas glórias holandesas Phillip Cocu e Frank de Boer.


Calendário da Holanda

Holanda - Calendário e local das provas

Holanda - Calendário e local das provas


Links

Página Oficial da Federação Holandesa
FIFA – World Cup 2010
Federação Internacional de Futebol





  • Fernanda Bolt

    Eu acho que a Holanda deve jogar com o Brasil.Talvez esteja a altura.