7133
Membros
405
Prog Ativos
63351
Prognósticos

Ayrton Senna, Lenda da Formula 1


Escrever um artigo sobre o Ayrton Senna é um misto de emoções contraditórias para mim, por um lado lembro-me dos magnificos momentos que me proporcionou e me tornou um aficionado da Formula 1 no seu tempo, por outro lado trás-me à memória o momento da sua morte em Imola e de certa forma como esse dia foi o último em que gostei deste desporto.

Neste artigo não vou descrever a carreira de Senna, mas fica a promessa de o fazer no futuro, vou apenas mostrar 4 videos de alguns dos melhores momentos deste grande artista e que de certa forma me marcaram, mostro também um último video com o acidente e funeral de Ayrton Senna.

Para começar um tributo a Ayrton Senna, a Lenda da Formula 1.

[media id=34 width=400 height=322]


A primeira vitória

Em Portugal, quando comecei a acompanhar a formula 1 no inicio dos anos 80, toda a gente apoiava os condutores Brasileiros, na época era Nelson Piquet o favorito da generalidade das pessoas, mas um jovem promissor chamado Ayrton Senna começava-se a mostrar e a ganhar adeptos.

Foi com enorme prazer que em 1985 vi Senna vencer o seu primeiro grande prémio em Portugal ao volante de um Lotus debaixo de intensa chuva, que se acabou por tornar a sua imagem de marca.

[media id=35 width=400 height=322]


Mónaco 1992 – O melhor final da História

A pista do Mónaco é por excelência o melhor circuito da Formula 1, Ayrton Senna no seu tempo foi Rei desta pista mantendo actualmente o Recorde de vitórias nesta fascinante pista nas ruas da cidade.

Em 1992 Nigel Mansell chegou ao Mónaco vindo de 5 vitórias consecutivas, dominou a corrida até que teve de ir à box quando faltavam 7 voltas para acabar a corrida. Saíu da box atrás de Senna e aconteceu o final de corrida mais emocionante que tive oportunidade de assistir, a 3 voltas do final Ayrton Senna em primeiro e Nigel Mansell colado na sua traseira, 3 voltas emocionantes com mais uma vitória para Senna :

[media id=37 width=400 height=322]

Ayrton descreveu em detalhes suas chances durante uma volta de classificação no GP de Mônaco de 1988:

“ “… a última sessão de qualificação. Eu já estava com a pole, por meio segundo à frente do segundo colocado, e depois um segundo. De repente, eu estava próximo de abrir dois segundos à frente dos outros, incluindo meu companheiro de equipe com o mesmo carro. Então eu percebi que eu não estava mais pilotando com consciência. Eu pilotava por instinto, me sentia numa outra dimensão. Era como se eu fosse entrar num túnel. Não apenas o túnel sob o hotel, mas todo o circuito parecia um túnel. Eu estava apenas indo e indo, mais e mais e mais… Eu estava acima dos limites e achava que ainda era possível buscar alguma coisa mais. Então, de repente, alguma coisa me tocou. Um tipo de despertar ao perceber que eu estava em outra atmosfera, diferente daquela que normalmente eu estava. Minha reação imediata foi a de retornar, reduzir. Eu dirigi lentamente aos boxes e não quis mais sair de novo naquele dia. Isso me apavorou porque eu estava consciente. Isso me acontece raramente, mas eu guardei essas experiências bem vivas dentro de mim porque é muito importante para a sobrevivência.”

Sobrehumano!!!!!


O Fim trágico de Ayrton Senna

Terceira prova do Campeonato do Mundo de Formula 1 disputado em Imola (GP São Marino a 1 de Maio de 1994), depois de um mau arranque de campeonato, Senna apostava forte nesta corrida. Na qualificação o seu compatriota Ruben Barrichello teve um aparatoso acidente de onde saíu apenas com a cana do nariz partida e algumas escoriações.

Nos treinos livres de sábado Roland Ratzenberger perdeu o controlo do seu Simtek e acabou por falecer, era grande o clima de consternação mas mesmo assim a corrida foi autorizada. Mais tarde, já durante a corrida voi a vez do acidente de Ayrton Senna……

[media id=36 width=400 height=322]

Ayrton Senna : (janeiro de 1994, quatro meses antes do acidente que o matou, da forma como ele queria).

“Se eu tiver que sofrer um acidente que eventualmente custe minha vida, eu espero que seja de uma vez. Eu não quero ficar numa cadeira de rodas. Não quero ficar num hospital sofrendo com os ferimentos. Se eu tiver que viver, eu quero viver plenamente, intensamente, porque eu sou uma pessoa intensa. Eu arruinaria minha vida se tivesse que viver parcialmente.”

[ratings]





  • Kajolas

    Deus !

  • rui

    Kajolas,

    não imaginas o prazer que me deu escrever esta homenagem……

  • miltonferreira

    Foi a partir do trágico dia 1 de maio de 1994 que deixei de seguir a formula 1.

  • rui

    de certa forma também……

    quando me lembro da Formula 1 lembro-me sempre do Piquet, do Senna, do Mansell e de certa forma do Schumacher…..

    época de ouro….

  • rui

    ….e do Prost…… claro. :)

  • awesome

    Foi a partir desse fim de semana trágico que a F1 decidiu gastar milhões e milhões na segurança do carro, para quem não se lembra nesse mesmo fim de semana morreu também um piloto nos treinos.

    Antes da corrida tinha visto uma reportagem na RTL o Senna bastante triste pela a morte de rapaz que morreu nessa semana, a corrida em si estava a ser muito boa com schumacher a pressionar muito senna no 1º posto em que chega aquele curva que se tornou fatal para o Senna.

    Viva Senna o Rei das Poles !

  • http://www.apostaganha.pt/ Bruno

    Incrível mas eu ainda tenho memorias mais distantes… Juan Manuel Fangio!

    • Marinho

      O fangio teve uma boa carreira na F1 e não morreu nas mesmas condições em que A. Senna…

      Juan Manuel Fangio morreu a 17 de julho vitima de cancro em casa, tinha 84 anos.

  • rui

    awesome, foi o Roland Ratzenberger…. está no artigo….

    e o Barrichello teve um acidente…. . e o Lamy também se espetou na traseira de outro no arranque da corrida e um roda atingiu o público…..

    Para terminar os azares acho que um mecanico da ferrari foi atropelado nas boxs……

  • Kalsberg

    Tinha 10 anos na altura e não perdia uma corrida com meu pai nas manhãs de domingo. Corridas no Japão e Austrália eram pra acordar de madrugada e sem problemas.

    Lembro-me como se fosse hoje desse dia 1 de maio de 1994. Vi a largada com meu pai e as primeiras voltas da corrida, tendo depois que ir para a missa da catequese às 10:00. Saímos de casa logo depois do acidente, enquanto estava o safetycar em pista. Na altura, com minha idade, não tinha noção da gravidade. Pensava ser mais um dos acidentes que se via nas corridas. Só tomei conhecimento da gravidade quando a meio da missa, o padre pediu para rezarmos pelo Ayrton que estava numa situação muito difícil. Custava-me acreditar. Cheguei a casa e poucas horas depois veio a triste notícia. O Brasil chorou e nunca vi o país tão triste como naqueles dias seguintes. O mundo perdeu um ídolo.

    Nunca mais consegui ver os vídeos do acidente. Parece que a imagem que quero ter na ideia são aquelas imagens que vi ao vivo. O nome Tamburelo nunca mais hei de esquecer.

    Ironia do destino, Senna morreu fazendo o que mais gostava de fazer: trabalhando. Precisamente no dia 1 de maio, Dia do Trabalhador.

  • fabricio

    Depois que eu fiquei sabendo de sua morte,eu não assisti + a corrida da fómula1

  • edney lustosa moreira

    muintos herois passaram em nossa vida mas alem de jessus cristo um ficou marcado na historia e sera lembrado ate os fim dos tempos e esse homem nao foi so heroi dos brasileiros mas foi heroi de todo mundo se tornou lenda e foi capas de ensinar o mundo que com sua força de vontade vc poderia mudar o mundo e esse homen foi nada menos que ayrton senna do brasil

  • luciano

    esse era o cara que deus o tenha ameeeemmm!!!!!

  • dinho

    hoje ainda tenho saudade , a F1 nunca mais foi a mesma nao procuro mais saber das corridas porque não tem mais graça. saudade de um grande campeão.

  • carlos

    deus veio a terra mostrar como se conduzia um formula 1.

  • GLEDSON ARACAJU

    ESSE CARA ERA EXEMPLO DE PATRIOTISMO DE AMRA O BRASIL ACIMA DE TUDO!!COISA RARA HJJ EM DIA,POIS NOSSOS IDOLOS SO PENSA EM DIM DIM,EM PROVEITO PROPRIO!!POW QUE BRASIL QUE HJ MIM ENVERGONHA

  • José Carlos

    Foi total comoção no dia da morte de Senna e até hoje me emociono quando revejo algumas de suas facanhas. Ele foi simplesmente O MELHOR.

  • GLEYSON

    o ayrton senna sewmpre será o melhor. isso porque nunca existirá outro ayrton senna .

  • GLEYSON

    o ayrton senna é eterno. O MELHOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS!

  • Luiz Karlos

    Tive a honra de viver Sena e se houvesse,onde compra DVDs das corridas de Ayrton .Mostraria ao meu filho de 15 anos o que era corrida de verdade!

  • Jocivan

    O melhor piloto do mundo….Opiloto das chuvas…..
    O herói das pistas…..Ayrton Senna do Brasil.

  • jesus

    o melhor piloto de todos os tempos ….AYRTON SENNA o melhor piloto ke ja existiu e tive o privilégio de assistir todos os domingos …o melhor sem comentarios

  • rodrigo

    Simply the best. Acho que nem a Tina Turner continuou a ter sucesso depois que ele foi pilotar com os outros grandes que se foram.
    Choro de lembrar quando eu acordava bem cedinho la por 8:00 quando tinha 11anos, eu sempre falava pro meu pai, um dia a gente vai la em interlagos ver ele correr(SOU DO PARANÁ). Acho que foi a unica coisa que eu mais quis na vida pois nunca mais tive alguma gana, desejo desespero de ter ou de ver alguma coisa na vida, muitos disem; um dia eu vou ter aquilo, um dia eu ainda vou ver, e eu simplismente queria ver nem que ele parasse de correr ja que ele tinha falado de se aposentar na epoca… Quando eu vejo aquela imagem dele olhando pro vazio e depois balança a cabeça pareço sentir Deus falando com ele ” Hoje acaba uma historia e começa uma lenda” ele não queria morrer mas ele se foi não por vontade dele e sim de Deus.

  • MÁRIO DE SOUZA LEÃO JUNIOR5

    esse foi e continuara sendo o melhor piloto de todos os tempos, e tenho a certeza q nunca ira aparecer outro piloto igual ao nosso AYRTON SENNA DA SILVA!! que deus esteja com ele.

  • Ailton

    Esse dia parece que o Mundo ficou em Pause o Brasil Parou Abalou o Mundo Inteiro O Melhor Piloto do Mundo Morreu de uma Forma que ele Mais tinha medo de Bater no Muro AYRTON SENNA DO BRASIL JAMAIS SERÁ ESQUECIDO.

  • Leandro

    Acompanho Formula 1 desde 1983 quando eu tinha 4 anos de idade e desde então venho acompanhando a Formula 1 até os dias de hoje e o Ayrton foi o mehor piloto que eu já vi correr